Entenda a Bronquiolite Viral Aguda

A bronquiolite viral é uma infecção respiratória de natureza predominante viral que costuma dar “chiado no peito”, conhecido como sibilância. Ela é uma inflamação dos bronquíolos (a menor parte da árvore brônquica) que ocorre como consequência de uma infecção viral.
Chega a acometer 134 em 1000 crianças, uma incidência bem importante, com 19 em 1000 crianças internadas por conta de bronquiolite.
Bronquiolite

Crianças com maior risco de pegar bronquiolite viral aguda são:

  • recém-nascidos ou bebês muito pequenos
  • prematuros e crianças com baixo peso ao nascer
  • crianças com imunodeficiências e com Síndrome de Down, entre outros.
A bronquiolite têm seu pico de incidência nesses meses de outono/inverno e assusta as mamães e papais dos bebês menores.
O vírus que mais comumente causa a bronquiolite é chamado vírus sincicial respiratório (VSR), mas existem outros que também causam a doença.
Um mesmo vírus pode ser causador de resfriado nos adultos e nas crianças pode causar tanto um resfriado quanto uma bronquiolite mais leve ou maisgrave.
Ela geralmente aparece após 3-5 dias de resfriado no bebê, se infectado por esse vírus e se apresentar fatores de risco. Os sintomas são variáveis, mas podem ser: tosse, febre, cansaço (respiração rápida e dificuldade para respirar).

Leia também: fumar perto do bebê – saiba as consequências

Quanto menor o bebê mais grave tende a ser a infecção. (Por isso, pedimos para se o parente estiver doente não ir visitar recém-nascidos ou bebês pequenos).
Esse tipo de infecção pode ser transmitida por utensílios compartilhados ou contato direto com pessoas doentes. Como também podemos pegar se apessoa infectada tossir, espirrar ou falar próximo da criança.
Caso haja suspeita de bronquiolite a criança deverá ser avaliada por um médico. Portanto, consulte sempre o pediatra.

Tem alguma mamãe passando ou que já passou por isso em casa?

5 Comentários

  • Nataly
    Meu bebê com 6 meses foi internado com o diagnóstico de Pneumonia, quando saímos do hospital fomos em uma consulta com a pediatra dele que constatou que não era Pneumonia e sim uma bronquiolite.
    • Dra Bruna Briones
      Espero que ele esteja melhor!
  • Vania
    Eu estou passando
  • Thaiane
    Meu filho está com 6 meses e já teve bronquiolite 3 vezes, mesmo com todas as precauções para prevenir. Isto nos deixa bem preocupados!
    • Dra Bruna Briones
      Checa com seu pediatra para avaliar a necessidade de prevenção, querida! Saúde a ele!

Deixe um comentário

: )