Catapora, você deve se vacinar!

Chamada também de varicela, ela pode causar mais do que manchas no corpo. Entenda o que é, os sintomas e a importância de vacinar seu filho contra catapora.

O que é catapora?

A varicela, ou catapora como é mais conhecida, é uma infecção causada por um vírus (Varicela Zoster). Que afeta principalmente menores de 10 anos.

Quais os sintomas?

Os sintomas costumam ser: febre (baixa e moderada), mal estar, inapetência, lesões de pele (que são bem características). Cerca de quatro dias depois de surgirem, elas se transformam em feridas com cascas, que provocam muita coceira, incômodo e dor. Os sintomas podem levar de oito a 14 dias para desaparecer.

Como ocorre a transmissão?

A catapora é altamente contagiante, se você nunca teve e entrar em contato com um doente, existem grandes chances de você desenvolver a doença.

O contágio ocorre por:

• saliva
  • gotículas respiratórias
  • pelo contato com as lesões e por contato de superfícies que estejam contaminadas.

O período de maior transmissão é de um a dois dias antes do surgimento das vesículas. Ou seja, você pode pegar a doença de quem nem sabe que tem. E a transmissão permanece enquanto as lesões estiverem presentes na pele.

Quando a criança apresenta somente crostas (casquinhas) já passou o período de transmissão do vírus.

É importante que crianças infectadas fiquem distantes de gestantes e crianças que não tiveram a doença ainda, já que são grupo de risco.

O risco de contrair a doença acontece o ano todo! Porém, no fim do inverno e até na primavera é mais comum, principalmente em creches e escolas.

Qual é o tratamento para catapora?

O tratamento é feito com medicações para alívio dos sintomas somente, já que a doença costuma ser autolimitada.

Existe uma vacina para prevenir a doença. Ela está disponível na rede pública e particular. Na pública é dado uma única dose, o que não previne a doença de aparecer em todos os casos. Mas se a criança tiver a doença e tiver sido vacinada com uma dose, ela terá uma doença mais branda. As lesões apareceram em menor quantidade e o risco de complicação é menor. Na rede particular são tomadas duas doses, com intervalo de 3 meses. A eficácia desse esquema é de 82-99%. Essa é a chance da criança não desenvolver doença.

É uma chance melhor do que se dada uma única dose. Mas ainda assim, crianças que tomaram a vacina podem ter uma doença de forma leve.

A vacina é aplicada a partir dos 12 meses. Gestantes e imunodeprimidos não devem tomar. Quem já teve anafilaxia a algum componente deve conversar com seu médico.

A catapora pode ter complicações?

A varicela é uma doença autolimitada. Ou seja, do mesmo jeito que veio, vai embora. Porém, por vezes podem ocorrer complicações. Uma complicação é pneumonia, sempre oriento as mães a ficarem atentas se tosse ou cansaço quando em vigência da doença.

Outra complicação é encefalite, que cursa com perda do equilíbrio. Pra ficar atenta a essa, você vê se o bebê ou criança não consegue ficar sentado ou andar direito. Falo pras mamães avisarem se o bebê começar a andar sem equilíbrio.

Uma complicação muito grave é a Síndrome de Reye. Ela acontece quando a criança está com catapora e lhe é ofertado um salicilato, como a aspirina, por exemplo. A combinação do vírus e do remédio tem consequências graves. Por isso, nunca dê medicação a não ser a prescrita pelo seu médico!

Uma complicação menos grave e mais comum é a infecção secundária da ferida por uma bactéria. Nesse caso, as feridas ficam purulentas e mais vermelhas ao redor. É preciso medicar com antibiótico se isso ocorrer.

Como evitar que a criança coce?

Esse é um cuidado fundamental já que mexer nas feridas, além de deixar marcas, facilita as infecções bacterianas. Por isso, converse muito com seu filho, explique tudo o que está acontecendo. Esse é o melhor caminho, principalmente para os maiores.

Já para os pequenos, mantenha as unhas cortadas e leva as mãos com frequência, isso minimiza o risco de infecções.

Portanto mamães, fiquem atentas aos sintomas e qualquer alteração procurem o pediatra. Espero ter ajudado!

• Luciellen Costa
    Doutora, crianças que foram vacinas com uma dose pelo sus, pode tomar as 2 doses no particular?
    • Dra Bruna Briones
      Oi! Toma uma dose a mais no particular!