fbpx

Ele tá chupando o dedo!

Meu bebê está chupando o dedo, e agora?

Que mãe nunca falou (ou pensou) isso?

Queria falar com vocês de uma fase do bebê específica: a fase dos 3 meses (que alguns bebês mais apressadinhos antecipam para os 2/2,5 meses). Nessa idade, o bebê está no ápice da fase oral. Ou seja, leva a mão (e, para desespero, às vezes o dedo) até a boca!

Nessa fase ele não tem consciência que está “chupando o dedo”. Na verdade ele está “descobrindo” ou “reconhecendo” o mundo através da boca. No entanto, é comum achar que vão sair os dentinhos (parece que a criança coça a gengiva).

Também é comum achar que a criança vai começar a chupar dedo e nunca mais parar! Contundo, essa fase vai ficando cada vez mais amena. Ela é intensificada quando a criança é maior, perto dos 7 meses e efetivamente sairão os dentinhos.

Portanto, lembre sempre: toda regra tem exceção! Algumas poucas crianças têm dentição antes dos 7 meses, tá? A criança que efetivamente vai chupar dedo é uma criança maior, a criança de 2/3/4 meses não tem essa percepção! É do neném que estamos falando aqui.

Cuidado para, não tirar bruscamente a mãozinha da boca do bebê (tipo: “Meu filho não vai chupar dedo! #quemnunca). Porque ao fazer isso é como se passasse uma mensagem: “Filho, não siga seu desenvolvimento.” Já que, de novo, essa é uma fase esperada de todo bebê! Espero ter ajudado as mães aflitas!

6 Comentários

  • Ellen Lima
    Minha filha tem 8 meses e chupa o polegar desde os 5. Ela nunca usou chupeta, mas sempre chupa o dedo pra dormir. Nada tem a ver com choro, ela chupa mesmo quando já está bem sonolenta e tranquila. Não estou sabendo lidar. Devo tirar? Como devo fazer isso?
    • Dra Bruna Briones
      Oi, Ellen! Tenta distraí-la e trocar o dedo por uma naninha por exemplo! 🙏🏼😘
  • Cléo Santana
    Olá Dra. Bruna, sou mamãe de primeira viagem e gostaria de parabeniza-la por tanta dedicação e pelo seu lindo trabalho...ah se todas as pediatras fossem iguais a você! Infelizmente não posso acompanhá-la nas rotinas de consulta com a minha bebê, devido a fatores financeiros, mas só de poder te acompanhar pelas redes já e de grande importância. Parabéns pelo seu lindo trabalho, te desejo tudo tudo de melhor. Beijos 💗 mamãe Cléo.
    • Dra Bruna Briones
      Oi, Cléo! Muito obrigada pelo carinho, querida! Senti aqui! Fico feliz em poder te ajudar por aqui! Desejo a vc e seu pequeno tudo de bom também! 🙏🏼😍😘
  • Carla
    Minha bebê chupa o dedo quando esta com fome, sono, ociosa. Sempre que vejo que está exagerado coloco no peito e confirmo a fome. A noite principalmente, ela não chora, mas fica com o dedo na boca com fome.
    • Dra Bruna Briones
      Oi, Carla! Precisa checar com o pediatra pq ela vem mantendo essa fome mais intensa!

Deixe um comentário

: )