fbpx

Como fazer o desfralde diurno?

Muitas dúvidas surgem na hora de desfraldar seu filho. É hora de dar tchau pras fraldas, mas será que ele está preparado? Estou fazendo certo?

Então vamos conversar um pouco sobre o assunto!

A partir dos 18 meses a criança começa a ter controle esfincteriano. Ou seja, consegue segurar o xixi e cocô. Mas a idade para tentar o desfralde é por volta dos 24 meses. Na verdade, aí é que pode se iniciar o desfralde, mas nem toda criança está pronta neste momento.

Aqui vão algumas dicas para essa fase:

  • A mamãe pode mostrar que está fazendo xixi e que existe outra forma de fazê-lo sem a fralda.

  •  Não vale impor o desfralde para a criança, ele deve ocorrer gradualmente e envolver seu filho e seus desejos no processo.

  • Converse com seu filho para avisá-la quando for urinar, se ele falar quando já estiver fazendo xixi (o que é comum no início), sem problemas, explique para ele que o ideal é avisá-la um pouco antes para que faça no penico.

  • Se passar muito tempo e seu bebê não tiver urinado, coloque-o no penico, você pode cantar musiquinhas para que ele relaxa e consiga urinar.

Aqui vale mais uma dica: não devemos levar o bebê toda hora pra urinar, pq sua bexiga não vai estar cheia e ele não vai fazer o reflexo de micção, portanto não vai entender que é nesse momento que deve urinar.

Se algo sair errado não castigue, a criança está aprendendo e pode se traumatizar;

Lembre-se que o tempo de desfralde varia de criança para criança.

Algumas dúvidas comuns do desfralde:

Minha bebê está segurando o xixi e passa horas sem urinar, é normal?

Quando a criança sai da fralda e tem seu controle esfincteriano (aprende a segurar o xixi), ela acaba esquecendo mesmo de fazer, tudo se torna mais interessante do que ir ao banheiro, e a criança não quer, por exemplo, parar de brincar para fazer xixi. A mamãe deve ficar atenta e, passado muito tempo levar a criança para urinar. Caso a criança faça xixi nas calças, explicar que é por isso que não se deve segurar e deixá-la alguns minutos com o xixi na roupa para ela se incomodar (pouco tempo).

Meu bebê não gosta do penico e quer ficar no vaso, o que fazer?

Algumas crianças não usam penico e preferem usar o vaso mesmo, se sentem mais independentes assim, não há problema, use o adaptador, lembrando que os pezinhos devem sempre ficar apoiados.

Espero ter ajudado!

Leia também: desenvolvimento infantil, como podemos ajudar?

Comentário

Nenhum comentário neste post. Faça o primeiro.

Deixe um comentário

: )