fbpx

Método BLW, você conhece?

O método BLW (Baby Led Weaning) incentiva a autonomia, o desenvolvimento cognitivo e motor do bebê durante as refeições. A comida é oferecida em pedaços de formas e tamanhos que ele consiga segurar com a mão. O bebê se auto-alimenta e ainda descobre novos sabores e texturas de acordo com sua curiosidade. O bebê tem uma autocapacidade de regulação energética, ou seja, ele sabe o quanto deve comer, regula quando precisa de mais ou menos energia. Nesse método, ele tem total autonomia e come exatamente o que precisa.

Leia também: 3 erros ao iniciar a introdução alimentar

Além disso, o alimento que não é batido ou triturado no liquidificador mantém propriedades importantes, como as fibras que podem auxiliar no bom funcionamento intestinal. Sabidamente nenhuma introdução alimentar é feita mais com alimentos batidos, mas no BLW a mãe com certeza não irá bater o alimento. Outra vantagem é que o bebê come de forma devagar, tendo um controle melhor da fome e saciedade.

O bebê pode engasgar com o método BLW?

O bebê pode engasgar com qualquer técnica alimentar, ou até mesmo com o leite. Por isso, alertamos que pais sempre estejam observando a alimentação do pequeno e tomem cuidado com alimentos que possam favorecer engasgos! A criança deve estar com sua atenção voltada para a comida, sem distrações como IPad ou televisão. Existe um protocolo de cortes e como oferecer a comida na forma BLW ao bebê que deve ser seguido.

É possível mesclar essa técnica com a introdução tradicional?

Nada impede que as duas formas de introdução alimentar (papas e BLW) sejam realizadas ao mesmo tempo. A isso chamamos a introdução alimentar participativa. É importante ressaltar que nem todas as crianças se adaptam ao BLW e nem todos os pais também.

Quais são as orientações do BLW?

– Não inicie a introdução alimentar antes dos 6 meses.

– Acompanhe sempre com um profissional capacitado.

– Siga corretamente os cortes indicados para cada alimento.

– Use alimentos orgânicos.

– Respeite o tempo do seu bebê.

– Deixo-o na cadeirão no ambiente que todos comem na casa e coloque babador com grande cobertura.

– Esteja preparada para a bagunça e tenha paciência no início!

Essa decisão é feita pelos pais, auxiliada pelo pediatra ou nutricionista e colocada em prática pelo bebê! Boa sorte!

Corte indicado para cada alimento:

Comentário

Nenhum comentário neste post. Faça o primeiro.

Deixe um comentário

: )