fbpx

Por que os olhinhos do bebê mudam de cor?

Quem nunca fez um bolão na família pra ver de que cor ficariam os olhos do seu bebe? rs Vocês com certeza já perceberam que alguns bebês nascem com os olhos azulados e à medida que vão crescendo a cor vai mudando? E ficam se perguntando, “por que isso acontece?”, “que cor ficará o olho do meu bebê?”.

Afinal, por que os olhinhos do bebê mudam de cor?

Isso acontece porque durante a gestação os olhos do bebê não são expostos à luz solar, portanto eles produzem em quantidade mínima um pigmento chamado melanina, esse pigmento é responsável pela coloração da íris ( parte colorida do olho), e com o passar das semanas após o nascimento do bebê a pigmentação vai aumentando e começa a produção geneticamente programada, ou seja, o olho do bebê vai focando da cor real que ele terá ao longo da vida.

A quantidade de exposição ao sol que os olhinhos do bebê receberem pode influenciar na cor que eles terão. Estas mudanças costumam ocorrer até os 6 meses de vida e depois, não mudam mais, em sua maioria.

Nesta tabela, você pode conferir algumas possibilidades de cruzamentos levando em conta as características “dominantes”. Ou seja, genéticas.

Portanto, é normal que a cor do seu bebê mude após o nascimento. Mas a cor final deve seguir em média a porcentagem dessa tabela.

E você, acertou de que cor seriam os olhos do seu bebê?

Comentário

Nenhum comentário neste post. Faça o primeiro.

Deixe um comentário

: )