fbpx

Seu filho tem APLV? Confira algumas dicas para o dia a dia

A alergia à proteína do leite de vaca (APLV) é uma reação alérgica às proteínas presentes no leite de vaca ou em seus derivados (queijo, iogurte, requeijão) ou ainda outros alimentos que contenham leite. Esta é a alergia alimentar mais comum no Brasil e atinge cerca em 5% dos bebês e crianças de até 3 anos de idade.

Leia também: alergia à proteína do leite de vaca

Entenda nesse post a Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV)

Seguem algumas orientações de extrema importância para famílias que têm crianças com essa alergia em casa:

  • Para os bebês que se alimentam de leite materno, continue o aleitamento materno exclusivo. Além de ser benéfico ao bebê, ele aumenta a chance de cura da alergia;
  • Para as mamães que amamentam, excluam os alimentos com leite em sua composição, pois as proteínas do leite de vaca digeridas pela mãe passam pelo leite materno;
  • Sempre leia os rótulos de produtos industrializados, lá encontramos o “ATENÇÃO ALÉRGICOS”, que nos pontua se esse alimento tem ou não leite, já que os ingredientes são muitos e tem nomes diferentes relacionados ao leite;
  • Cuidado com medicamentos e cosméticos (cremes, sabonetes e shampoos) que possam conter leite;
  • Cuidado com o aromatizante sabor ou aroma natural dos alimentos, pois podem conter “traços de leite”;

Na creche ou escola

  • Avisar na escola sobre a APLV.
  • As refeições devem ser acompanhadas por um responsável.
  • Lembrar a criança que ela não pode compartilhar seu utensílios e alimentos com amigos, crianças menores devem ser supervisionadas.
  • O ambiente deve estar limpo para a criança.
  • Lavar sempre as mãos antes e depois das refeições.
  • Fornecer alimentos específicos para a criança.

No restaurante e lanchonetes

É recomendado evitar esses lugares, pois é impossível garantir uma segurança dos alimentos! Portanto, a melhor dica é levar alimentos de casa.

No rótulo avaliar a presença de: (esses não podem)

Lactoalbumina, lactoglobulina, fosfato de lactoalbumina, lactoferrina, lactulose, caseína, caseína hidrolisada, caseinato de cálcio, caseinato de potássio, caseinato de amônia, caseinato de magnésio, caseinato de sódio, leite (integral, semi-desnatado, desnatado, em pó, condensado, evaporado), nata / creme de leite, soro de leite (whey protein), soro de leite deslactosado / desmineralizado, gordura de leite, coalhada, proteína de leite hidrolisada, lactose.

Alimentos que pode ter a presença do leite (sempre verifique o rótulo!)

Corante/saborizante caramelo, sabor de açúcar mascavo, chocolate, saborizantes naturais ou artificiais, sabor artificial de manteiga, nougat.

Espero ter ajudado! Se você conhece alguém com APLV compartilha essa informação!

Comentário

Nenhum comentário neste post. Faça o primeiro.

Deixe um comentário

: )