fbpx

Quando fazer a introdução alimentar?

Chegou o momento que todas as mamães não vêem a hora, de apresentar os alimentos para o seu pequeno e verem ele se lambuzando.

Afinal, quando devo iniciar as papinhas dos pitocos, seja a papa principal ou de fruta?

Quando devo fazer a introdução alimentar

A introdução alimentar começa depois dos 6 meses. (Não tem necessidade de ser antes!)

A consistência da papinha é como se fosse de purê. Essa consistência estimula a mastigação do bebê. “Mas e se ele engolir direto?” Nessa consistência não haverá problema.

Mas porque não começar a dar papinhas antes?

O bebê menor de 6 meses tem uma musculatura mastigatória ainda mais fraca e não está preparado para a alimentação sólida. Além disso, faltam algumas enzimas digestivas no seu aparelho digestivo para certos alimentos. Para o bebê que mama peito: o aleitamento materno exclusivo, ou seja, dar apenas seio materno, até o sexto mês de vida diminui o risco de o bebê contrair doenças gastrointestinais e respiratórias, alergias alimentares e ter obesidade no futuro. Além de muitos outros benefícios.

Além disso, a introdução alimentar precoce, ou seja, antes dos seis meses de idade, expõe o intestino do bebê a alimentos que ele ainda não está preparado, podendo acarretar em doenças como: diarreias infecciosas, alergias alimentares, entre outras.

Leia também: como fazer seu filho a gostar de frutas e legumes

Comentário

Nenhum comentário neste post. Faça o primeiro.

Deixe um comentário

: )