fbpx

Por que o leite seca?

Um dos grandes medos no início da maternidade é o leite secar. Hoje queria conversar com vocês sobre as possíveis causas de isso ocorrer. Assim vocês conseguem antecipar algumas coisas e agir para o seu leite não seque! Espero ajudar vocês!

Entenda por que o leite seca

As possível causas para isso acontecer são:

  • A pega errada e posição do bebê ao mamar não adequada podem fazer diminuir a produção de leite; Fissuras nas mamas fazem com que o ato de amamentar não seja prazeroso e a produção de leite diminua.
  • Falta de ingestão de líquidos pela mãe: a mamãe que amamenta deve estar bem hidratada! Não adianta tomar só dois litros de água no dia, tem que tomar mais!)
  • A introdução precoce ou até mesmo qualquer introdução de bico artificial (chupeta ou mamadeira, por exemplo) fazem com que haja maior chance do bebê “confundir” os bicos e pegar menos o peito, fazendo com que diminua a produção de leite.
  • A mãe passar por algum estresse importante, como a perda de um familiar, ou um susto como um assalto, pode fazer diminuir essa produção a ponto de secar o leite.
  • Algumas medicações usadas pela mãe diminuem a produção de leite.
  • Altos níveis de adrenalina no sangue da mãe, que são causados por: falta de sono, ansiedade excessiva…
  • Por isso falamos para a mamãe: se o bebê dorme, descansem também!! Ou façam algo prazeroso nesse momento, como ler um livro, deitar no sofá! Mas a dica mais preciosa é: NÃO SE COBRE! Ninguém nasce sabendo amamentar e nenhum bebê nasce sabendo mamar, vocês dois vão aprender juntos! É um processo trabalhoso, mas quanto mais você se cobrar e se frustrar menos leite terá! Por isso tenha paciência e tenha sempre um profissional atencioso pra te ajudar!

Leia também: os benefícios da amamentação para o bebê

Comentário

Nenhum comentário neste post. Faça o primeiro.

Deixe um comentário

: )