fbpx

Língua presa afeta na amamentação?

Dúvida comum entre as mamães: Língua presa afeta na amamentação? O bebê que nasce com a língua presa pode ter alguns problemas durante o aleitamento. A mamãe pode detectar no modo como o bebê pega o peito. Mas muitas das vezes é necessário um profissional com experiência para avaliação do bebê.

Amamentação

A língua presa afeta na amamentação, porque o frênulo lingual limita o movimento da língua dificultando a retirada do leite do peito. Parece fácil, mas a mamada exige muito do bebê para realizar a pega certa. Se a língua é impedida de fazer o movimento, o bebê pode ter inúmeros problemas na amamentação. Como dificuldade de ganhar peso, refluxo, cólicas e no futuro ter prejuízo na mastigação e deglutição. A fala, por vezes, pode ficar comprometida futuramente.

Dor e Fissuras

Além disso, a mãe que amamenta um bebê com anquiloglossia (língua presa) pode ter alguns problemas, como dor e fissuras que não cicatrizam, mastite e entre outros. Pode ser bem desgastante e frustrante para a mamãe o fato do bebê ter o que parece ser uma pega correta, porém a persistência de fissuras constantes.

Vale ressaltar que, às vezes, temos teste da linguinha sem alteração, porém, quando refeitos e melhor avaliados, vemos que existe a anquiloglossia. Então, se te surgir essa dúvida converse com um profissional qualificado para essa avaliação.

Leia também: os benefícios da amamentação para o bebê

Comentário

Nenhum comentário neste post. Faça o primeiro.

Deixe um comentário

: )