fbpx

Fome oculta

Oi gente linda, vocês sabem o que é fome oculta?

 

Essa síndrome se caracteriza pela falta de micronutrientes (vitaminas e minerais, como ferro, vitaminas A, B, D) não aparente e não pela escassez de alimentos. A fome oculta se instala nas pessoas que não têm uma alimentação equilibrada. É muito mais prejudicial para as crianças! E não há sintomas específicos para que seja detectada, somente em casos muito graves de desnutrição.

Às vezes as crianças aparentemente se alimentam bem, em uma quantidade de alimentos que os pais ficam satisfeitos. Porém, alguns nutrientes como vitaminas e ferro, por exemplo, estão defasados em seu organismo. Por isso, chamamos de fome oculta, ela se camufla em uma alimentação aparentemente em quantidade satisfatória.

Segundo a UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), uma em cada três pessoas sofre da fome oculta. E o pior: 40% das crianças menores de cinco anos sofrem dessa doença.

Nas crianças, o nutriente que mais há carência é o ferro. Sua falta prejudica o desenvolvimento físico, o rendimento escolar e a realização de atividades do dia a dia.

Os principais sintomas são: fraqueza, desânimo, falta de concentração e apetite, insônia e irritabilidade.

A falta desses nutrientes que provocam a síndrome são:

Ferro: provoca anemia, deficiência no sistema imunitário e falta de ar.

Iodo: provoca deficiências em fetos, fadiga, problemas na audição e ansiedade.

Vitamina A: provoca problemas na visão e no sistema imunológico.

A deficiência de vitamina A, em casos mais graves, é uma das principais causas de perda parcial ou total da visão em crianças e aumenta o risco de doenças e mortes por diarreias e infecções respiratórias. Nas mulheres essa deficiência leva a complicações durante a gestação e parto.

Zinco: provoca alterações no crescimento, problemas na pele e no sistema nervoso.

Qual o principal motivo da fome oculta?

O principal motivo que facilita o aparecimento da fome oculta é o hábito alimentar familiar, ou seja, pais que não se alimentam bem têm filhos que não se alimentam bem! Lembre-se: você é o maior exemplo ao seu filho, inclusive na hora da comida!

As consequências da falta do consumo dos micronutrientes e também do exagero em refeições inadequadas são levadas para toda a vida. Para evitar a fome oculta você deve ter uma alimentação balanceada que contenha todos os nutrientes necessários.

Um exame clínico realizado pelo pediatra é capaz de detectar alguns sintomas, mas em alguns casos apenas com um exame laboratorial (exame de sangue específico) será possível avaliar qual o micronutriente está deficitário. Garanta que seu filho tenha uma alimentação equilibrada e vá regularmente ao pediatra para avaliação. Lembrando que a falta desses micronutrientes poderá afetar a criança para toda a vida, pois poderá influenciar em seu crescimento físico e intelectual. Por isso a importância de passar sempre com seu pediatra e fazer avaliações seriadas nos primeiros anos de vida do seu pequeno!

2 Comentários

  • Vanessa Gonçalves
    Qual sua opinião sobre remedios e vitaminas como noriorum, ad til e grovitt bb, para bebe saudável de 9 meses mas engordando muito? O leite materno engorda mais o bebe dependendo da alimentação da mãe ? Se a mãe comer muita açúcar o leite deixa de ser tão saudavel para o bebe?
    • Dra Bruna Briones
      Seria interessante a mãe que amamenta nao ingerir muito açúcar. A SBP orienta suplementar com ferro e vitamina a + d até os dois anos de idade.

Deixe um comentário

: )